Que tal começar as conversas difíceis com um sorriso?

  • 25/04/2025
Que tal começar as conversas difíceis com um sorriso?
Que tal começar as conversas difíceis com um sorriso? (Foto: Reprodução)

O sorriso no contexto das conversas difíceis, não seria apenas uma expressão facial, mas um símbolo de disposição para a paz, de abertura para o entendimento e de um compromisso com a empatia e a ternura.

Mas, por que isso seria tão difícil?

O mais difícil nem sempre é a conversa, ou o assunto em questão, mas é a incapacidade de começá-la com um sorriso. Ao invés de um sorriso, muitas vezes é a arma que se mostra em punho impondo a sobreposição de uma hierarquia militar das opiniões, expectativas, desejos e decisões.

Muitos casais são orientados pela ótica cultural das hierarquias, comumente teologizada e espiritualizada. Assim, acabam adotando para a vida a dois ou uma hierarquia militar ou comercial ou organizacional ou institucional ou parental ou educacional etc. Essas hierarquias, infelizmente, não favorecem para que as conversas difíceis se iniciem com sorrisos.

A hierarquia aceitável para a vida a dois, que favorece o desarmamento e o início de uma conversa difícil com um sorriso, é a hierarquia da submissão MÚTUA do amor, da entrega, da doação, da cooperação, da confiança, do respeito, do acolhimento, da ternura e da misericórdia.

Nesse sentido, o principal papel dos cônjuges não tem a ver com os papéis que definem quem traz o dinheiro ou quem faz os serviços da casa ou quem decide ou cede etc. mas, é um amar ao outro numa sinergia em que ambos se envolvem inteiramente para o bem-estar conjunto. A medida desse amor quem dá é o Cristo, que se esvazia de sua glória e ressurge como o doador da vida. Assim, ao invés de armados, os cônjuges redimidos se tornam amados e amantes.

Um casal redimido, ao invés de se perder em hierarquias que promovem o distanciamento um do outro, descobre a beleza da hierarquia do amor, na qual é possível iniciar as conversas difíceis com sorrisos que brotam de uma alma que ama com ternura e misericórdia.

**Texto de Carlos José Hernández (médico psiquiatra, doutor em medicina) e Clarice Ebert (psicóloga - CRP08/14038, terapeuta familiar e de casal, mestre em teologia).

 

Clarice Ebert (@clariceebert) é psicóloga (CRP0814038), Terapeuta Familiar, Mestre em Teologia, Professora, Palestrante, Escritora. Sócia do Instituto Phileo de Psicologia, onde atua como profissional da psicologia em atendimentos presenciais e online (individual, de casal e de família). Membro e docente de EIRENE do Brasil.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Chamados a desenvolver o amor com o qual fomos amados primeiro

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/clarice-ebert/que-tal-comecar-conversas-dificeis-com-um-sorriso.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes